Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Volkstanzwettbewerb

Em 27 de outubro aconteceu o 26º Volkstanzwettbewerb, concurso de danças folclóricas realizado anualmente pela Siebenbürger-Sächsiche Jugend in Deutschland - SJD. O evento foi organizado e realizado em Bad Rappenau. Coordenador da federação dos Siebenbürger-Saches, Andreas Roth de Augsburg, classifica o evento como o auge para os grupos, coroando o trabalho executado durante o ano.
Estiveram presentes 14 grupos reunindo cerca de 300 folcloristas.


Grupo de Ingolstadt - Foto: Ulrike Plapp-Schirmer
Conscientização das tradições, prazer e cultivo da comunidade é o que atrai os jovens e os faz vestirem os trajes que tem uma longa história. Muitos destes tem mais de 10 anos e continuam em uso. A ambição e espírito esportivo são os componentes que completam o trabalho e a participação. Andreas Roth já participou e venceu com seu grupo este concurso em anos passados e sabe muito bem da sensação que é sair vitorioso. Todo o trabalho nos grupos acontece de forma voluntária.

O troféu de dança é entregue para o grupo que melhor dançar e usar o traje da forma correta - para isto existe um jurado específico. Para isto cada grupo apresenta uma dança obrigatória, igual para todos os grupos. A segunda dança a ser apresentada pode ser escolhida por cada grupo. Enquanto um grupo apresenta os outros assistem a apresentação. Neste ano a dança obrigatória foi a Walzquadrille.

O prazer de dançar une os integrantes e os grupos entre si. Independente de quem afinal leva o troféu, no baile de integração todos festejam juntos. A amizade entre os grupos permite que tenham sim a concorrência mas não impede a harmonia entre eles.

Foto: Ulrike Plapp-Schirmer

O vencedor deste ano foi mais uma vez a Siebenbürgische Jugendtanzgruppe Heilbronn sob a coordenação de Patrick Welther e Reiner Adam. Estes que são os coordenadores do nosso TANZ+Kurs 2019.

Muito importante para eles foi o empenho total dos integrantes do grupo, dentre os quais alguns participam dos ensaios há menos de 1 ano. E dos 20  dançarinos 13 ainda muito novos no grupo sendo o primeiro ou segundo concurso do qual participam. Foi um trabalho suado mas gratificante.

A dança livre escolhida por eles foi a Polka van Hofstade.

Siebenbürgische Jugendtanzgruppe Heilbronn momentos antes de sua apresentação


Reiner Adam e Patrick Welter recebendo o troféu

Final da Polka van Hofstade

Grupo infanto-juvenil e familiares junto na torcida
 
Amigos acompanharam o grupo


Fontes:
Jugendtanzgruppe Heilbronn
Stimme.de