Páginas

domingo, 21 de agosto de 2016

Nossos professores 2017: Walter Buksch

Outro professor que estará conosco em fevereiro no TANZ+Kurs será Walter Buksch. Ele já esteve ministrando curso no Brasil em 2010. Como gostou muito daqui, entrou em contato para ver se poderia estar retornando.

Walter começou a dançar no folclore em 1984 em um grupo próximo a cidade de Freising (Baviera) onde reside. Em 1988 o então coordenador do grupo se aposentou do cargo e Walter se sentiu chamado para assumir os trabalhos do mesmo, junto com alguns amigos. Desde então o grupo recebeu a denominação de Volkstanzkreis Freising que permanece até hoje.
Os amigos dividiram o trabalho, um assumindo a música e Walter como coordenador geral tratou de ampliar seus conhecimentos para assim poder trabalhar melhor o repertório de danças. Visitou muitos cursos e seminários na Alemanha e na Áustria além de participar de eventos folclóricos. Desde então também ministra cursos para divulgar a cultura da dança em sua região.

Em 2001 iniciou o trabalho de implementar um site na internet que leva o nome do grupo, Volkstanzkreis Freising, com o objetivo de possibilitar o acesso a informação sobre dança folclórica de forma mais moderna e abrangente. Neste hoje podemos encontrar mais de 330 danças descritas de forma bastante detalhada, além de 300 formas de Zwiefache com descrição e exemplos de áudio. Este até hoje é administrado e atualizado por ele, servindo de referência para muitas pesquisas.
Após 25 anos na coordenação do grupo repassou o cargo para Maria Karwinsky (que também já demonstrou interesse em nos visitar).

Walter tem uma linha de trabalho com muito cuidado para detalhes nas danças, postura e grande conhecimento geral.

Walter Buksch