Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Site de danças folclóricas

Você sabe que existe um portal na internet que é dedicado exclusivamente à danças folclórica? Este portal chama-se Dancilla e tem como objetivo a  divulgação das danças folclóricas com ênfase no folclore da Alemanha e Áustria. 

O site é alimentado continuamente por colaboradores voluntários de diversas partes do mundo. Foi iniciado em 2008 por Mario Herger que fez toda a montagem e administração até 2013 quando passou para o atual administrador e principal colaborador, o músico e folclorista Franz Fuchs da cidade de Klosterneuburg, próximo a Wien.


O site está dividido em várias temáticas relacionadas a danças por faixas etárias, materiais de danças folclóricas, materiais online, trazendo um apanhado geral do mundo que se move com e pela dança folclórica. As danças são descritas com a indicação de compassos musicais que indicam cada movimento que deve acontecer no momento certo da música. Os passos a serem executados podem ser verificados através de um link. A indicação da fonte bibliográfica e da fonte de pesquisa de cada dança também estão relacionados. Quando se tem conhecimento de algum fato curioso relacionado a dança ou a sua forma de execução também estão ali registrados.
Além disso grande parte das danças ainda apresenta um vídeo, indicação de CD's, links para partituras,  livros e em algumas podem ser encontrados links para arquivos da música em MP3.


Muitas informações relacionadas às danças, seus passos básicos, suas referências, conteúdos históricos também discussão sobre temas muitas vezes controversos podem ser ali encontrados.

Se você ficou interessado pode dar uma olhada diretamente no site Dancilla e descobrir que folclore germânico é muito mais que você imagina. 

Ah, o site é em alemão, claro!! Algumas descrições de danças até podem ser encontradas em inglês e português, mas as informações de base estão somente em alemão. Mas... será que isto não seria um motivo a mais para você se dedicar ao estudo do alemão e assim poder ler sobre o trabalho que faz no seu grupo de danças, no idioma original? Com certeza vale muito a pena e quem enriquece com isso é você. Dica de curso online: Deutsche Welle